“Todo mundo passa a sua vida em busca de uma coisa: Como livrar-se do sofrimento? Como obter felicidade e alegria? Você quer buscar a alegria mas o que você pagará por isso? O que você dará em troca daquilo que conseguiu?

Não tenha medo: Eu não lhe direi para abrir mão da sua riqueza, mesmo porque ninguém tem riqueza alguma. Neste mundo, até o mais rico dos homens é um mendigo. Por isso eu não insisto que você tenha que abandoná-la. Como você pode deixar uma coisa que não tem? Eu não lhe digo para desistir da sua vida –  você nem mesmo tem isso. Como você pode ter alguma coisa, se nem mesmo tem consciência dela? E a cada momento você fica tremendo de medo da morte. Se você fosse a própria vida, porque estaria com medo da morte?

A vida não tem morte alguma. Como a vida pode tornar-se morte? Mas você está tremendo de medo da morte. A cada momento a morte está rondando você. Você está tentando se salvar por qualquer caminho possível, para que você não desapareça, para que você não morra, não chegue ao fim. Mesmo a vida, você não a tem. É por isso que não irei lhe pedir para desistir da sua vida. Como você pode dar uma coisa que você não tem?

Eu só irei pedir aquilo que você tiver. Assim como eu disse que a busca de todo mundo é por alegria, também existe algo que todos tem em abundância: o sofrimento. Você tem uma quantidade suficiente de sofrimento, mais do que você precisa. Por muitas vidas você nada mais tem colecionado a não ser sofrimentos.

Eu gostaria que você largasse seus problemas, renunciasse aos seus problemas. E se você puder desistir dos seus problemas, aí o caminho para a alegria estará aberto.

Você está sempre perguntando como conseguir livrar-se do sofrimento. Perguntando assim, parece que o sofrimento o está segurando e você o quer livrar-se dele. Se o sofrimento estivesse lhe segurando, então não seria possível você se livrar dele, porque a posse não estaria em suas mãos, mas nas mãos do sofrimento.

Você deve compreender que enquanto você não ficar consciente da dor escondida no seu inconsciente, ela não o deixará.

Compreenda uma coisa mais: foi de fora que você pegou as dores e as trouxe para dentro de si.

A dor tem que ser jogada fora. Na medida que você joga fora a dor, que envia de volta para fora, de onde ela veio, a alegria começa a brotar dentro de você.

A alegria está dentro, ela é a sua natureza, é você. Se for jogado fora esse lixo que vem de fora, então a Alma interna começará a expandir.

A dor deve ser expressada para que aquela alegria possa expandir-se internamente. E quando a alegria começa a expandir-se, é necessário entender também uma segunda coisa. Se a dor é reprimida, ela cresce. Se você a expressar, ela diminui. Com a alegria é o oposto: se você reprimir, ela diminui; se você a expressar, ela cresce.

Um pouco de coragem é requerida e você poderá abandonar o seu inferno – exatamente como um homem que se sujou na rua e volta para casa para tomar um banho. Assim como depois do banho a sujeira foi lavada e você se sente fresco, da mesma forma você terá um vislumbre, sentindo dentro de si a felicidade e alegria que é a sua natureza.”

Trexo do discurso do Osho sobre Alegria.