Estar consciente é o segredo
Eu vejo em você infinitas possibilidades. Então, em vez de pôr sua energia em trivialidades, dirija-a para uma única coisa. É assim que você se torna mais alerta e vive de modo consciente, deliberadamente presente.
No início, você terá que se esforçar para ficar consciente. Depois que o esforço penetrar e transformar uma parte do seu ser, aí você não precisará mais se preocupar. Uma vez que essa parte se torna consciente, ela permanece consciente; não pode voltar atrás – é um caminho sem volta. Aí você poderá trabalhar em outra parte do seu ser, e aos poucos, centímetro a centímetro, começará a penetrar em seu próprio palácio. Enquanto mais fundo for, mais bem-aventurado você se tornará. O dia em que todo o seu ser se enche de luz é um dia de júbilo.
Jesus afirmou: “O Reino de Deus está dentro de vós. Mas vigiai.” Certa vez, alguém lhe perguntou o que ele queria dizer com isso. Jesus respondeu: “É como o homem que partiu numa longa viagem. Ele instruiu seus servos: ‘Vigiai, porque posso voltar a qualquer momento e não gostaria que estivésseis dormindo quando eu chegar.’ Ele não lhes disse quando chegaria: se amanhã, depois de amanhã, este mês, mês que vem, este ano ou no ano seguinte. Os servos tiveram que ficar vigilantes o tempo todo, porque seu senhor poderia chegar a qualquer momento. “Portanto, o melhor é estarmos sempre vigilantes, porque Deus pode chegar a qualquer momento. Vigiai! Quando você está vigilante, é como se enviasse um convite a Deus.
Com “Deus” quero dizer simplesmente toda a energia que já se tornou consciente em existência. Não estou falando do Deus cristão, o que criou o mundo. Estou falando de toda a energia de todos os budas. Cristo é um buda, assim como Maomé. A energia de todas as pessoas que se tornaram iluminadas está em existência e continua aumentando. Cada pessoa iluminada despeja nela seu ser; Deus é isso. A consciência total que já aconteceu em existência; Deus é isso.
Se você fizer um esforço para se tornar vigilante, para se tornar consciente, essa consciência começará a fluir em sua direção, porque os semelhantes se atraem. Se estiver inconsciente,
então o inconsciente fluirá em sua direção. Assim, com um pequeno esforço para se tornar
consciente, você descobrirá que a proporção de coisas que acontecem com você é muito maior que o esforço que está fazendo – é aí que você começa a sentir a ajuda da existência, nunca o contrário.
Quando você faz um pequeno esforço e vê que o resultado é tão maior que o esforço feito, então, pela primeira vez, toma consciência de que a existência flui em sua direção. É isso que chamam de graça. Quando o supremo acontece, ele não é proporcional ao seu esforço. Você só pediu uma gota, e o oceano inteiro se despejou em seu ser.
– Texto extraído do livro: Seu Corpo, Sua Casa – Osho