O Pensamento
Aquilo que todos buscam é a felicidade, algumas vezes chamada bem-aventurança; contudo, muitos dos que a têm procurado com tanto afinco continuam distantes da chave que leva à felicidade. A chave simples para a felicidade perfeita e para o seu inerente poder sustentador está no autocontrole e na autocorreção. Isso é muito fácil de conseguir quando o indivíduo aprendeu que ele é a “Presença EU SOU”, a Inteligência que controla e dirige todas as coisas.
Ao redor de cada indivíduo há um mundo de pensamentos criado por ele mesmo. Dentro desse mundo mental está a semente, a “Divina Presença”, o “EU SOU”, a única Presença em ação que atua no Universo e que dirige toda a energia. Essa energia pode ser intensificada muito além de qualquer limite por meio da atividade consciente do indivíduo.
A Divina Presença Interior é semelhante ao caroço de um pêssego, e o mundo de pensamentos que A envolve se assemelha à polpa do pêssego. A polpa representa não só o mundo mental criado pelo indivíduo, como também a substância eletrônica universal sempre presente, esperando ser ativada pela determinação consciente do indivíduo, para ser precipitada no seu uso visível, sob a forma daquilo que ele possa desejar.
O caminho seguro para a compreensão e uso deste poder consciente vem através do autocontrole. Que entendo eu por autocontrole? Primeiro: o reconhecimento da “Inteligência ‘EU SOU’” como a única Presença Atuante. Segundo: que, cientes disso, sabemos não haver limite para o poder de seu uso. Terceiro: que sendo os indivíduos dotados de livre-arbítrio e livre escolha, criam no mundo que os cerca tudo aquilo em que seu pensamento fixa a atenção. Chegou a época em que todos devem compreender que pensamento e sentimento são as únicas e mais poderosas forças criadoras, na Vida ou no Universo.
Quando é alcançado suficiente autocontrole ele torna os indivíduos capazes de manter o pensamento fixo sobre um dado desejo. Então, pensamento e sentimento mantidos inabalavelmente sobre um determinado desejo, na consciência de que é a “Presença ‘EU SOU” fazendo uso da razão – Deus em Ação – compreenderão que podem trazer à visibilidade e precipitar tudo o que desejarem.
Isso não quer dizer que não se possa pensar em outra coisa; se assim fosse como poderiam ser cumpridos os mil e um deveres que se acumulam diariamente?
Escutai: tem sido provado, de mil modos, que o efeito de uma coisa não pode trazer felicidade. Só pela compreensão da causa- que-opera, pode o indivíduo tornar-se Senhor do seu mundo.
Eu, Saint Germain, devo dizer-lhes: “Queridos discípulos, se ao menos pudésseis compreender e ver que magnífico esplendor de realização tendes diante de vós pela ação contínua do autocontrole sobre a atividade externa, aplicaríeis todos os esforços, em todos os momentos, para conseguir o controle e a mestria sobre toda expressão externa”.
Desse modo estareis aptos a manter a necessária harmonia, através da qual o Extraordinário Poder Interno da “Presença EU SOU” é liberado em vossa consciência e uso externo. Todos os estudantes deveriam firmar-se seriamente na Grande Verdade: “Onde está vossa consciência, aí estais, porque EU SOU está em toda parte”.
– Texto extraído do livro: O Livro de Ouro de Saint Germain